Dica da Gi

Não importa se é casamento, aniversário ou evento corporativo, escolher um espaço para fazer um evento é o  segundo passo para que o seu evento dê certo.

Só depois é que se pensa em buffet, número de convidados, decoração, entre outros detalhes. A beleza do local é muito importante, mas não é o único quesito a ser considerado na escolha. Antes, é importante fazer uma pesquisa completa sobre tamanho, preço, localização, e como o serviço será oferecido.

Pesquisa feita, depois de comparar todas as características dos locais e verificar quais se enquadram melhor, é preciso ver se o espaço tem alvará de funcionamento, ou seja, se tem autorização legal para atender a esse tipo de serviço. Do mesmo modo, é bom saber antes qual é a capacidade para poder acomodar todos os convidados.

Sobre a capacidade do local deve ser levado em conta nos casos de casamento e aniversário os itens abaixo:

  • Mesa do bolo – na frente da mesa deve ter um espaço livre no minimo de 3 metros;
  • Toaletes e Cozinha – Não é indicado que se coloque mesas próximo a essas entradas;
  • DJ /Banda – deve ser verificado junto a empresa de som o tamanho da estrutura da pista e também o espaço que utilizarão da cabine do DJ ou estrutura da Banda – Não deve ser colocado mesa colado a pista;
  • Deve ser considerado ainda espaço de circulação entre as mesas de garçons e convidados;
  • Se tiver lounges e cabine de fotos também deve ser considerado esse espaço.

Tudo isso deve ser muito bem pensado pelos clientes, pois os proprietários dos espaços quando vendem, eles simplesmente falam a capacidade sem considerar os itens acima, então a melhor opção como sempre é contratar em primeiro lugar uma assessora antes de começar a contratar qualquer coisa para seu evento, assim não irá correr risco de contratar um espaço errado para o número de convidados.

Em seguida, é bom fazer uma vistoria para saber se ela atende a alguns quesitos de segurança, como saída de emergência, extintores de incêndio, ar condicionado e geradores de eletricidade. Se o estabelecimento possuir gerador, é bom saber antes quais são as condições de uso, se ele passou por uma vistoria recente, e se estará disponível em tempo integral. Caso não tenho pode ser alugado para garantir que a festa não acabe por falte de energia.

Por Giseli Prado